O Autismo é considerada uma perturbação geral do desenvolvimento infantil, que se prolonga por toda a vida e altera-se com a idade. O autismo é considerado um espetro, devido a esta perturbação poder variar e manifestar-se em três grandes domínios independentes entre si. No espectro Autista, esse défice nos três domínios é chamado a Tríade Autista (domínio social, domínio comunicacional e domínio comportamental). Dentro deste espectro podemos encontrar uma série de outras perturbações como o Asperger, perturbação de Rett entre outras.
Domínio Social: o desenvolvimento social é perturbado, diferente dos padrões habituais, especialmente o desenvolvimento interpessoal. A criança com autismo pode isolar-se, mas pode também interagir de forma estranha, fora dos padrões habituais.
Domínio da comunicação e linguagem: a comunicação, tanto verbal como não verbal é deficiente e desviada dos padrões habituais. A linguagem pode ter desvios semânticos e pragmáticos. Muitas pessoas com autismo (estima-se que cerca de 50%) não desenvolvem linguagem durante toda a vida.
Domínio do comportamento e do Pensamento: rigidez do pensamento e do comportamento, fraca imaginação social. Comportamentos ritualistas e obsessivos, dependência em rotinas, atraso intelectual e ausência de jogo imaginativo.
Apresentando sinais e sintomas como:
- Dificuldade de relacionamento com outras pessoas, preferência pela solidão;
- Pouco ou nenhum contacto visual;
- Dificuldade em expressar necessidades;
- Acessos de raiva;
- Não tem real medo do perigo;
- Insistência em repetição, resistência à mudança de rotina;
- Ecolália (repetir as últimas palavras);
- Riso inapropriado;
- Procedimento com poses bizarras;
- Aparente insensibilidade à dor;
- Irregular habilidade motora;
- Recusa colo ou afagos;
- Rotação de objetos;
- Perceptível hiperactividade ou extrema inatividade;
- Inapropriada fixação em objetos;
- Ausência de resposta aos métodos normais de ensino;
- Age como se estivesse surdo;
Conselhos práticos para lidar com a perturbação autista:
- Desenvolva atividades físicas (brincar, caminhadas, etc.), dando preferência a lugares públicos;
- Incentive a fazer tarefas sozinho (vestir-se, comer, etc.) reforçando-o em cada progresso;
- Evite irritar-se com pequenos retrocessos, tenha calma e seja paciente;
- Estabeleça as tarefas em horários fixos, sempre pela mesma ordem;
- Se fizer mudanças na vida diária, tente que estas sejam pequenas e uma de cada vez;
- Se necessário desenvolva uma comunicação alternativa (através de cartões com sinais/símbolos) de forma a que possa comunicar facilmente as suas necessidades;
- Promova o contacto com estímulos (visuais, auditivos, táctis, gustativos, olfactivos);
- Atribua-lhe tarefas próprias e de responsabilidade (sempre tendo em conta as suas limitações);
- Divida as novas tarefas em pequenas sub-tarefas;
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